Transporte De Veículos: 5 Cuidados Ao Contratar
5 DICAS PARA AVALIAR ANTES DE CONTRATAR UMA EMPRESA DE TRANSPORTE DE VEÍCULOS
Abaixo uma lista de precauções para evitar problemas futuros no transporte do seu carro ou frota. Uma Transportadora de veículos capacitada para realizar a logística e transporte precisa se encaixar nestas cinco observações:
1. Exija informações sobre a empresa pretendida
Pesquise o registro de CNPJ e Inscrição Estadual da empresa antes de contratar. Temos hoje muitas empresas no mercado atuando com nome fantasia sem registro. Você pode pesquisar a regularidade dessas e outras empresas no site da Receita Federal > Pessoa Jurídica.
2.Consulte a regularidade fiscal da empresa
Para operar, a empresa pretendida tem que estar regular junto à Receita Estadual do estado matriz dessa. Sem essa regularidade, a empresa não está apta a operar. Para consultar situação da empresa nesse quesito, acesse o site do SEFAZ.
3.Consulte a regularidade do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)
Para poder atuar, a empresa precisa ter esse registro junto a ANTT. Tal certificação lhe dá condições de operar. A ANTT não só é responsável por fiscalizar o transporte nas estradas brasileiras, como também por qualificar, dentro de suas normas, a posse do Seguro de Cargas. Dessa forma, a ausência do registro no RNTRC isentará a seguradora de qualquer responsabilidade ou obrigação relativa à indenização do seguro de transporte. Para saber mais, consulte AQUI.
4.Solicite a apólice de Seguros
Confira validade, nome do segurado e cláusulas pertinentes ao transporte de veículos. Não aceite apólice que não esteja em nome da empresa contratada. A empresa que está apta a atuar precisa ter sua documentação fiscal e seguro de carga próprio. Além disso, vale conferir junto à seguradora se a apólice está realmente vigente.
5.Exija contrato de prestação de serviços de transportes de veículos
Solicite o contrato carimbado e assinado sempre na contratação. Essa é a sua garantia para possíveis desacordos entre transportadora e cliente.